Controlar o sistema nervoso de forma natural

Estamos cada vez mais escravos de horários e obrigações, algo que nos pode provocar ansiedade e nervosismo. Em determinadas épocas do ano, o stress, os nervos e a agitação, podem alterar o nosso sistema nervoso e, além de serem causa de cansaço adicional, podem impedir, também, que o sono seja repousante e nos ajude a recuperar as forças. Dormir bem é muito importante para o nosso corpo, mas também para a nossa mente, Uma boa noite de sono faz-nos sentir mais enérgicos e é fundamental para obter um melhor desempenho mental e melhorar o nosso humor.

A falta prolongada de sono pode levar ao enfraquecimento do sistema imunitário, falta de memória, desconcentração, desconforto geral, dor de cabeça, irritabilidade, problemas digestivos, nervosismo, tristeza, risco de acidentes e recuperação lenta em caso de doença, lesão, etc.

As plantas medicinais aliadas à melatonina e a vitaminas do complexo B são uma das ajudas mais utilizadas para aliviar problemas de insónias decorrentes do stress do dia-a-dia.

Papoila da Califórnia:

Planta perene ou anual que pode atingir até 50cm de altura. As suas flores são tipicamente de cor amarela ou laranja brilhante e permanecem fechadas durante a noite ou em dias de pouco sol. Esta planta é originária da América do norte e sul. As partes floridas desta planta são muito ricas em alcalóides que lhe conferem propriedades sedativas, e ligeiramente hipnóticas, sobre o sistema nervoso central.

Valeriana:

Planta com flores brancas e rosadas, nativa de zonas húmidas e de clima temperado da Europa e Ásia.

Há muitos séculos que a raiz da valeriana é utilizada pela medicina em casos de tensão nervosa, hiperatividade ou incapacidade em relaxar. Esta planta é um excelente alimento do sistema nervoso por conter, entre outros, valepotrianos e alcalóides com acção sedativa. Ajuda a dormir durante a noite sem provocar sonolência durante o dia. Ajuda, também, a diminuir a sensação de ansiedade nas fases de stress e nas fases de maior nervosismo.

Passiflora:

Existem cerca de 500 espécies desta planta, pertencentes à familia Passifloraceae. Originária do sul da América do norte, é também conhecida como a flor do maracujá. Contém alcalóides indólicos, flavonoides, maltol e fitosterois que ajudam a conciliar o sono nas situações de maior excitabilidade. Ajuda a relaxar o sistema nervoso, e os seus flavonoides têm uma ação sedativa. Proporciona um sono tranquilo e reparador, idêntico ao sono fisiológico (não induzido por medicamentos).

Lúpulo:

O lúpulo (Humulus Lupulus) é uma planta trepadeira perene de origem europeia, cujas flores fêmeas apresentam grande quantidade de resinas amargas e óleos essenciais. Esta planta é bastante utilizada na produção de cerveja mas as propriedades medicinais dos seus constituintes conferem-lhe uma ação sedativa.

Melatonina:

É uma hormona produzida na ausência de luz pelo nosso organismo na glândula pineal, e é responsável pelo controlo do nosso “relógio biológico”, mantendo o equilíbrio entre o dia e a noite.

A Melatonina é a hormona mais importante produzida pela glândula pineal, sendo principalmente produzida na adolescência e no jovem adulto, começando a diminuir a sua produção após os trinta ou quarenta anos e mais acentuadamente a partir dos setenta a oitenta anos. Tal como a serotonina, a Melatonina também é produzida a partir de um aminoácido chamado Triptofano, normalmente ingerido numa alimentação equilibrada, em que a sequência de produção é o Triptofano transformar-se em Serotonina, e esta em Melatonina.

A produção da Melatonina está diretamente ligada à presença da luz. Quando a luz incide na retina o nervo ótico e as demais conexões neuronais, levam até à glândula pineal essas informações, inibindo a produção da Melatonina. Pelo contrário, a ausência de luz leva a uma maior produção da Melatonina que, num ritmo de vida normal, será à noite, entre 2:00 e 3:00 horas da manhã.

Tendo em vista o efeito da Melatonina causar sonolência e sensação de relaxamento quando libertada, ela começou a ser indicada a pessoas que realizam viagens internacionais, com a finalidade de ajustar o horário biológico com os fusos horários.

Vitaminas do complexo B:

São um conjunto de vitaminas hidrossolúveis com importante ação no metabolismo celular. São as maiores responsáveis pela manutenção da saúde emocional e mental do ser humano. Também podem ser úteis nos casos de depressão e ansiedade. Ajudam a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca, assim como a tonicidade muscular do aparelho gastrointestinal.

Por: Ana Teresa Simões - Engª. Química

Leave a Comment

Your email address will not be published.