Para além de manterem o hálito fresco, sabia que existem vários benefícios nas pastilhas elásticas? A investigação mostra que elas podem realmente ajudar na digestão, no stress e até na função cerebral. Continue a ler para descobrir os cinco principais benefícios das pastilhas elásticas.

1 . AUMENTAM A FUNÇÃO CEREBRAL

Numa sociedade que depende cada vez mais da tecnologia, é fácil distrairmo-nos com os nossos dispositivos tecnológicos, como telemóveis, tablets e computadores portáteis. Numerosos estudos descobriram que um dos principais benefícios da goma de mascar pode ajudá-lo a concentrar-se mais, bem como melhorar vários aspetos da função cerebral, incluindo o estado de alerta, memória, compreensão e tomada de decisões.

Curiosamente, em um estudo em particular (“Chewing gum selectively improves aspects of memory in healthy volunteers” Lucy WilkinsonAndrew ScholeyKeith Wesnes), as pessoas que mastigaram pastilhas elásticas durante os testes, tiveram um desempenho 24% melhor em testes de memória de curto prazo e 36% em testes de memória de longo prazo.

2 . REDUZEM O STRESS

Podem reduzir o stress devido ao ato de mastigar, pois isso permite que seu cérebro se concentre na mastigação, em vez de pensar demasiado em algo. Diz-se que isso acontece, porque o ato de mastigar tem sido diretamente ligado à redução dos níveis da hormona do stress, o cortisol.

Na verdade, um estudo com estudantes universitários descobriu que aqueles que mastigavam regularmente pastilhas elásticas durante duas semanas diminuíam a sensação de stress, em comparação com aqueles que não o faziam.

3 . REDUZEM O PETISCAR ENTRE REFEIÇÕES

Podem ser uma ferramenta útil para reduzir os desejos alimentares, porque permitem que satisfaça a vontade de comer algo doce, sem consumir calorias extra, que podem afetar a sua dieta. Diz-se que as pastilhas elásticas podem diminuir quaisquer desejos, evitando assim comer em excesso ou petiscar, um dos principais responsáveis por engordar. Mesmo que não ajudem a perder peso por si só, também há algumas evidências de que a pastilha acelera o metabolismo, fazendo com que funcione mais rápido, impedindo que ganhe peso.

4 . PREVINEM AS CÁRIES DENTÁRIAS

Existe um mito de que as pastilhas elásticas podem ser comparadas a doces devido ao teor de açúcar encontrado nelas, causando cáries dentárias. No entanto, isso não é inteiramente verdade. Alguns tipos de pastilhas elásticas são perfeitamente adequados para os seus dentes – particularmente variedades sem açúcar – podendo assim desfrutar de muitos benefícios das pastilhas elásticas. Vários estudos descobriram que as pastilhas elásticas adoçadas com substitutos do açúcar, como o xilitol, são mais eficazes do que outras, na prevenção das cáries dentárias. Isto porque o xilitol impede o crescimento das bactérias que causam as cáries dentárias e o mau hálito – por vezes, reduzindo as más bactérias em até 75% – sem revestir os dentes com açúcar. O xilitol ajuda a reduzir a placa dentária (2 pastilhas 3 -5 vezes ao dia após as refeições) e controla o pH da placa e a capacidade tamponante da saliva, após o consumo de açúcar (sacarose).

Tenha em atenção que as pastilhas elásticas não substituem a escovagem regular com uma pasta de dentes – esta é a melhor forma de prevenir a placa bacteriana, a acumulação de tártaro, as cáries e o mau hálito. Em vez disso, as pastilhas elásticas funcionam como um complemento útil à sua rotina de higiene oral.

5 . AUMENTAM O FLUXO DE SALIVA

Outro benefício, é que ajudam a aumentar o fluxo de saliva, pois estimulam as glândulas a produzir mais saliva. Esta é uma ótima maneira de eliminar qualquer sobra de comida e remover as bactérias da boca que se acumularam ao longo do dia.

FACTOS INTERESSANTES SOBRE AS PASTILHAS ELÁSTICAS

Quer nos apercebamos ou não, as pastilhas elásticas tornaram-se um elemento básico nas nossas vidas, tal como os nossos telefones e carteiras que são frequentemente encontrados nos nossos bolsos em todos os momentos. Embora o seu principal objetivo seja dar-nos um novo fôlego, mastigar pastilhas elásticas também é muito divertido – mas não é aqui que a diversão termina! As Chewsy Gum, reuniram mais algumas curiosidades sobre as pastilhas elásticas – garantimos que vai se surpreender!

1 . Embora existam muitos benefícios na pastilha elástica, também há alguns casos em que pode revelar-se bastante irritante. Quando a pastilha fica agarrada ao cabelo, por exemplo! Sabe como removê-la sem o danificar?

Usar óleos alimentares é uma forma testada e comprovada de tirar a pastilha elástica, sem causar danos ao seu cabelo. Esfregue suavemente óleo de coco ou manteiga de amendoim na área afetada do seu cabelo. O óleo presente nestes, ajudará a separar a goma. Quando sentir a pastilha a começar a deslizar, bastará usar um pente ou os dedos para removê-la. Agora já sabe o truque!

2 . Costuma sentir azia depois de comer? A melhor maneira de combater isso, é mastigar uma pastilha! Estudos têm demonstrado que uma pastilha elástica após uma refeição ajuda com azia, pois pode reduzir o ácido no esófago.

3 . É muito comum sentirmos dor nos ouvidos quando andamos de avião, sobretudo durante a descolagem e a aterragem. Mastigar pastilha elástica pode aliviar. Produzindo mais saliva ao mastigar e a deglutição, ajudam a equilibrar a pressão.

4 . Se estiver a mastigar pastilha elástica enquanto corta cebolas, isto impedirá que os seus olhos lacrimejem. A ciência por trás disso? Ao mastigar, respirará pela boca em vez do nariz, de modo que a irritação causada pelo cheiro de cebola atingirá a glândula lacrimal em quantidades menores.

5 . Sabia que a pastilha elástica tem dois dias nacionais? A 30 de setembro e a 15 de fevereiro. Comemore fazendo alguns balões!

CHEWSY GUM

Menu