O Zinco é um importante co-factor enzimático e também importante para o metabolismo de muitas vitaminas.
É considerado um dos maiores defensores do sistema imunitário, participando na produção de glóbulos brancos (células “assassinas naturais”, linfócitos T e linfócitos B). A deficiência de zinco está associada diretamente à diminuição na maturação dos linfócitos T e da produção de Interleucina e Interferon, o que aumenta o risco de imunodepressão deixando o organismo mais susceptivel a infeções. Destrói parasitas, bactérias e vírus, se existir carência de zinco esta ação fica comprometida.
Existem várias formas químicas de apresentação em Suplementos com Zinco, sendo a sob a forma de Bisglicinato uma das mais vantajosas. O bisglicinato de zinco é um quelado altamente bio disponível, sendo bem absorvido e bem tolerado pelo organismo. É composto de uma molécula de zinco ligada a duas moléculas do aminoácido glicina. Como essa forma de zinco é absorvida intacta (ou seja, ligada à glicina), ela não compete diretamente com outros minerais pela absorção no trato intestinal.
Benefícios do Zinco
Reforça o sistema imunitário; Melhora a resistência face a agentes patogénicos externos combatendo infeções; Ação Cicatrizante; Protege as células contra as oxidações indesejáveis e favorece o processo de divisão celular.
Dra. Sandra Santos
Doutoranda em Farmácia FFUL
(especialidade Farmacognosia e Etnofarmacologia)
Mestre em Qualidade Alimentar e Saúde FFUL
Licenciada em Farmácia
Naturopata/Fitoterapeuta